Pesquisas
Geramos conhecimento a partir de pesquisas relacionadas
às juventudes, subsidiando e assessorando gestores, educadores,
pesquisadores e interlocutores do contexto juvenil.
Geramos conhecimento a partir de pesquisas relacionadas
às juventudes, subsidiando e assessorando gestores, educadores,
pesquisadores e interlocutores do contexto juvenil.
O estudo Quem é o estudante da PUCRS? Um estudo sobre aspectos do perfil, percepções e crenças dos/as discentes dos Cursos de Graduação da PUCRS busca levantar aspectos do perfil, percepções e crenças de estudantes da graduação da PUCRS maiores de 18 anos e acompanhar variações desse perfil ao longo de 5 anos.
A pesquisa possui relevância em nível acadêmico e institucional, visto que se trata de um importante subsídio de apoio para todas as unidades acadêmicas e de gestão, possibilitando a compreensão do estudante nas suas particularidades.
Os relatórios apresentam um conjunto de dados que vêm subsidiando ações institucionais apoiadas no plano estratégico da universidade.
Acesse os relatórios:Coordenação e Orientação
Pró-reitoria de Identidade Institucional PUCRS
Grupo de pesquisa do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista
Parcerias
Pró-Reitoria de Graduação e Educação continuada PUCRS
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PUCRS
Pró-Reitoria de Administração e Finanças PUCRS
Assessoria de Comunicação e Marketing PUCRS
Gerência de Tecnologia da Informação e Telecomunicação PUCRS
A pesquisa integra as ações do projeto Entrelaça, que é uma iniciativa da Rede de Solidariedade da União Marista do Brasil (UMBRASIL), associação das mantenedoras maristas no país. O Projeto Entrelaça tem como principais objetivos defender e qualificar a educação pública, assim como o fortalecimento do sistema de garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.
Essa investigação é composta por um estudo de caso que visa a examinar as permanências e as trajetórias escolares não lineares, sobretudo através dos aspectos relacionados ao abandono escolar entre jovens estudantes de Ensino Médio provenientes de uma escola da rede estadual de ensino do município de Viamão/RS.
Acredita-se que os resultados encontrados na pesquisa possam subsidiar a formulação de políticas institucionais, públicas e sociais voltadas à prevenção e ao enfrentamento dos fenômenos que prejudicam as trajetórias dos jovens estudantes, contribuindo para a melhoria dos indicadores educacionais do município.
A pesquisa está em fase de aprovação.
Coordenação e Orientação
Grupo de pesquisa do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista
Instituições envolvidas
Observatório Juventudes PUCRS
Área de Solidariedade da Rede Marista
A pesquisa Vamos falar sobre Ensino Médio? Os/As jovens estudantes e suas percepções de currículo no Brasil Marista possui escopo nacional e busca compreender quais são as percepções dos jovens estudantes do Ensino Médio sobre o currículo vivenciado em colégios e unidades sociais maristas do Brasil.
O estudo foi realizado em duas etapas: a primeira de natureza quantitativa, através de um questionário online autoaplicável e não identificado. A segunda, qualitativa, através da realização de 10 grupos focais em diferentes regiões das Unidades Administrativas do Brasil Marista.
O resultado da pesquisa mapeia as percepções dos/as jovens em relação ao seu processo educativo, conhecendo e compreendendo seus anseios de mudança para o Ensino Médio. Além disso, trata-se de um importante recurso que subsidiou o redesenho do currículo do Ensino Médio para o Brasil Marista.
Acesse o relatório completo.
Acesse os relatórios:Coordenação e Orientação
Grupo de pesquisa do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista
Instituições envolvidas
Observatório Juventudes PUCRS
União Marista do Brasil (Umbrasil)
Observatório das Juventudes PUCPR
O Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista possui parcerias com unidades acadêmicas e instituições compromissadas com a integridade juvenil. Está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.
Aqui no Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista nós difundimos pesquisas com impactos institucionais e sociais, através do compromisso educacional com a integridade e cidadania juvenil.
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