Rede Marista lança a nova edição do guia Saúde Mental de adolescentes e jovens em espaços educativos

(Publicado em 27 de setembro de 2024)

A solidariedade, conforme afirma o Papa Francisco, manifesta-se no serviço e nas várias formas de cuidar. Para a Rede Marista, isso implica uma abordagem integral que contemple todas as dimensões do ser humano. À luz dessa perspectiva, está sendo lançada a segunda edição revisada e atualizada do guia Saúde Mental de Adolescentes e Jovens em Contextos Educativos: Relações de Cuidado Humano, que traz um olhar sobre a dimensão da saúde.

O guia teve sua primeira versão lançada em 2020, durante a pandemia de Covid-19. A organização geral, bem como a revisão desta segunda edição, foi liderada pelo Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista. A escrita da primeira versão contou com o apoio da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista, da Gerência Educacional dos Colégios da Rede Marista e do Núcleo de Apoio Psicossocial da PUCRS.

O tema da saúde mental continua sendo atual, conforme relata o especialista técnico do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, Luiz Gustavo Tessaro: “Os adolescentes e jovens enfrentam constantes desafios. Eventos drásticos, como a pandemia e os desastres climáticos recentes ocorridos no Rio Grande do Sul, agravaram um quadro de adoecimento mental que já vinha sendo observado. Assim, é fundamental que os diferentes profissionais que atuam com esse público nos espaços educativos possam se sentir mais instrumentalizados para sua prática".

Para Giulia De Conto, estudante de Design e estagiária do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, tratar sobre saúde mental com os jovens é essencial para a promoção do desenvolvimento saudável. “Especialmente na fase intensa em que se encontram. A abordagem da temática representa preocupação com as juventudes, percebendo os diversos obstáculos que vêm enfrentando em seu percurso. Assim, observamos que o autoconhecimento e a compreensão dos problemas são essenciais para evolução dos indivíduos".

Nesse sentido, desenvolver um entendimento sólido sobre saúde mental pode fazer uma grande diferença para aqueles que acompanham jovens. Para tanto, o guia atualizado está organizado em quatro eixos. Primeiramente, apresenta uma compreensão integral de saúde e doença. Nos dois blocos seguintes, aborda o tema do suicídio e da autolesão não suicida. Por fim, sensibiliza para a atuação possível de cada indivíduo e instituição na constituição de redes de apoio efetivas.

O guia está mais direcionado a profissionais de espaços educativos, da Educação Básica ao Ensino Superior, mas também contribui com os educadores de espaços não curriculares, como é o caso das famílias, dos Centros Sociais e outros serviços de acolhimento juvenil.

Além disso, convida à reflexão pessoal e sugere materiais adicionais e recursos para busca de ajuda. De acordo com Patrícia Teixeira, coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, “cada um de nós – pais, mães, tios, padrinhos, amigos, profissionais, gestores públicos e privados, cidadãos – precisa se comprometer com a pauta do cuidado emergencial com as jovens gerações. Não podemos ficar alheios aos indicadores que revelam a necessidade real de atenção. Todos os jovens possuem o direito constitucional e humano, para o desenvolvimento de uma vida saudável e segura".

Para ter acesso ao material completo em sua versão digital, faça o download aqui.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista pelo e-mail: observatoriojuventudes@pucrs.br.