Pesquisas em infâncias, adolescências e juventudes são apresentadas no Encontro com Pesquisadores PUCRS 

Nesta quarta-feira, dia 17 de abril, ocorreu a terceira edição do Encontro com Pesquisadores PUCRS. Realizado pelo Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista – com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e colaboração dos Decanatos –, o evento reuniu as investigações desenvolvidas nos últimos cinco anos sobre as áreas das infâncias, adolescências e juventudes.

As Escolas da PUCRS tiveram a oportunidade de descrever e apresentar um panorama dos estudos realizados. Mais de 20 pesquisadores subiram ao palco no Global Tecnopuc e compartilharam suas pesquisas, metodologias e resultados. Representantes de Pró-Reitorias da PUCRS, gestores/as das áreas corporativas da Rede Marista e do Marista Brasil, que atuam diretamente com o público preferencial de crianças e jovens em Centros Sociais e Colégios e Escolas, estavam presentes no evento.

Na abertura do evento, o vice-presidente da Rede Marista, Ir. Dionísio Rodrigues, reforçou a importância do Encontro com Pesquisadores e do trabalho desses profissionais. “Quero expressar minha profunda gratidão pelo trabalho de vocês e pelas contribuições valiosas para a nossa instituição. Sei que cada pesquisa, cada estudo, cada análise realizada não apenas enriquece o campo acadêmico, mas também ilumina o caminho para uma prática mais eficaz e compassiva em nossas unidades, comunidades e sociedade".

Ir. Marcelo Bonhemberger, pró-reitor de Identidade Institucional da PUCRS e gestor do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, deu as boas-vindas ao público presente e fez a leitura do discurso do reitor da universidade, Ir. Evilázio Teixeira. “Fico feliz pela PUCRS ser um polo de pesquisa e salvaguardar os direitos da infância, adolescência e juventude. Duas ideias consPatrícia Teixeira, coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, destacou os principais objetivos do evento em seu discurso. “Socializarmos as pesquisas nas áreas já mencionadas, criando um ciclo de encontros anuais e processos conjuntos; impulsionarmos que os diferentes programas de pós-graduação da PUCRS se reconheçam nesta pauta institucional e identifiquem suas significativas contribuições à ela, e visibilizarmos as publicações/iniciativas das pesquisas, para que os estudos se tornem cada vez mais disponíveis para os interessados na pauta e para a sociedade em geral".

Saiba quais foram as Escolas que apresentaram seus trabalhos:

Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Escola de Medicina
Escola de Negócios
Escola de Direito
Escola de Comunicação, Artes e Design
Escola de Humanidades
Escola Politécnica


Ir. Sandro Bobrzyk, gestor do Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi o responsável por fazer o encerramento do evento. Ele agradeceu a todos pela presença significativa, especialmente aos que compartilharam seus trabalhos e suas reflexões, reforçando o compromisso que assumimos com a sociedade para tornar o mundo melhor por meio da educação.

idero pertinentes. A infância é o direito a brincar. Quem brinca aprende a sonhar. Quem sonha tem um porquê e um para que na vida. Para promovermos esse direito, quantos outros direitos fundamentais precisam ser garantidos? Agora a outra ideia, sobre o jovem. É aquele que antecipa o dia de amanhã. Os jovens de hoje estão muito sensibilizados perante os problemas das desigualdades sociais. (...) O assim chamado mundo adulto é convidado a desenvolver uma nova ação e uma nova atitude em relação às juventudes", reflete o reitor da universidade, com discurso lido pelo Ir. Marcelo.