Centros Sociais Maristas celebram os 10 anos do Estatuto da Juventude

(publicado em 31/10/2023)

O Estatuto da Juventude (Lei Nº 12.852/2013) completou 10 anos no último dia 5 de agosto. Durante o mês inteiro, as Unidades Sociais da Rede Marista celebraram a data, junto aos jovens, com diferentes atividades.

Veja abaixo como foram as comemorações em alguns espaços.

Centro Social Marista Santa Isabel (Cemasi)
Cerca de 40 jovens participaram da 1ª Mateada da Juventude, encontro motivado pelo marco dos 10 anos do Estatuto da Juventude. Na pauta, estavam conversas e reflexões sobre os direitos dos jovens. Os educandos do Trabalho Educativo aproveitaram para tirar dúvidas sobre a temática, enquanto dividiam o mate e saboreavam pães de queijo. Foi um momento de acolhida e partilha com as juventudes. O evento foi tão bem recebido que a segunda edição ocorrerá no próximo mês, sobre a temática do Setembro Amarelo.

Comunidade Marista de Boa Vista (RR)
No dia 1º de setembro, ocorreu um encontro do grupo de jovens Jupa, na Comunidade Santa Paulina - Área Missionária Sagrado Coração de Jesus. A reunião teve como tema os 10 anos do Estatuto da Juventude e foi dinamizada pelos Irmãos Maristas que atuam na região. Teve acolhida, mística, apresentação, exposição do tema, trabalho em grupo e, por fim, uma plenária de encerramento. Perguntas como "vocês se sentem amparados pelo Estatuto?" e "vocês, jovens, sentem fome e sede de quê?" nortearam as reflexões do dia.

Centro Social Marista Aparecida das Águas
Os jovens aprendizes do curso de Turismo Ecológico participaram de uma conversa sobre os princípios e direitos que compõem o Estatuto da Juventude. Eles foram convidados também a assistir a um recorte do documentário Nunca nos sonharam. A atividade foi finalizada com um círculo de diálogo e reflexão referente às questões das juventudes! Participaram do momento 26 jovens.

Centro de Juventudes
A unidade de Cruzeiro do Sul (AC) realizou uma roda de conversa para impulsionar os 10 anos do Estatuto com os jovens. Oito jovens participaram da dinâmica.

Cesmar
No dia 5 de agosto, as turmas do Cesmar receberam o Estatuto da Juventude, para que pudessem se apropriar do documento e, posteriormente, aprofundar-se em um dos 11 direitos. No dia 7, todos se reuniram no Cesmaria para uma roda de conversa. A abertura foi conduzida pela assistente social Deise Dornelles e pela coordenadora pedagógica Andrea Costa. Estavam presentes as turmas do Programa Jovem Aprendiz e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/Trabalho Educativo. Os jovens apresentaram os temas com muita espontaneidade, trazendo exemplos reais de situações vividas por eles. Teve apresentação artística: uma representação de situações discriminatórias de entrevistas. A roda de conversa foi tão produtiva que precisou continuar no dia seguinte.

Quer saber mais sobre o Estatuto da Juventude? Leia a reportagem que publicamos no início do mês em comemoração aos seus 10 anos.